O Bacalhau do Porto é muito procurado para datas comemorativas especiais ou até mesmo para o dia a dia. O mercado oferece alguns tipos de bacalhaus porém no momento de adquirir um é importante se atentar há algumas características para saber se ele é realmente um verdadeiro Bacalhau do Porto. Isso porque existem empresas de má qualidade no mercado que oferecem algumas vezes um outro tipo de peixe, dizendo ser o legítimo bacalhau.
A origem desse nome começa na cidade do Porto, que foi a primeira a receber e preparar o bacalhau que os pescadores Portugueses buscaram na Islândia, Terra Nova e na Groelândia. Atualmente a cidade de Porto ainda continua sendo reconhecida como a cidade do bacalhau. No Brasil se tornou uma tradição usar o nome “Porto” para identificar um bacalhau que seja de qualidade.
Características do Bacalhau do Porto
Para identificar se um bacalhau é de qualidade é importante analisar alguns detalhes para descobrir se ele é realmente um Bacalhau do Porto, ou se ele é um outro tipo de peixe salgado.
Segunda a legislação brasileira, o bacalhau só pode ser produzido com algumas espécies de peixe, que são o Gadus Morhua, Gadus Macrocephalus e o Gadus Ogac. Porém o verdadeiro Bacalhau do Porto é o Gadus Morhua, ele é considerado o mais nobre tipo de bacalhau.
Atualmente, as principais origens do legítimo bacalhau são portuguesa, norueguesa, espanhola ou francesa, que são os principais exportadores de bacalhau de qualidade. O Gadus Morhua geralmente é encontrado com peso acima de 3 kg, quando salgado e seco ele possui coloração palha e uniforme. Quando cortado ele apresenta grossas lascas, com uma bela cor e textura suave. Ao ser cozido ele se desfaz em lascas claras.
Para identificar se o bacalhau é o Gadus Morhua verifique se ele é largo e se permite cortes em lombos. O rabo do peixe deve ser quase reto ou um pouco curvo para dentro. Ele deve ser firme quando estiver seco, ele não deve se dobrar. A pele costuma se soltar com facilidade.
Como adquirir o verdadeiro Bacalhau do Porto
O preço do verdadeiro Bacalhau do Porto também costuma ser salgado, devido à grande qualidade que ele possui. Por esse motivo, alguns comércios do segmento costumam salgar outros tipos de peixes e os vendem como bacalhau por um preço mais em conta. Algumas das espécies que são mais comercializadas como bacalhau são: Ling, Zarbo e Saithe.
Quando você for adquirir um bacalhau, fique atento a aparência que ele possui. Ela deve ser limpa e sem manchas escuras. Ele deve estar bem sequinho, segure ele firmemente pela cabeça e solte a cauda, ele deve ficar o mais reto possível. Analise se ele possui coágulos ou manchas de sangue, se ele está pegajoso, se apresenta pó fino branco ou amarelo, se ele apresentar algum desses sinais, quer dizer que ele não é de qualidade.
Infelizmente existem muitos comércios que oferecem bacalhau de má qualidade ou oferecem outros peixes como bacalhau. Por esse motivo é importante que você encontre uma empresa especializada para adquirir o verdadeiro Bacalhau do Porto. Tire as suas dúvidas com a equipe da Lapesca, que é especialista em oferecer os mais variados tipos de peixes,frutos
do mar e bacalhau da melhor qualidade.
Para quem gosta de saborear um bacalhau de qualidade, com sabor incomparável, vale a pena se atentar a esses detalhes para adquirir um que seja da melhor qualidade possível.
Deixe um comentário