Purê de Batata Doce com Peixe Crocante

Batata Doce é atualmente um dos alimentos que os adeptos a uma alimentação balanceada mais procuram incluir na rotina do dia a dia.

purê de batata doce com peixe crocante
purê de batata doce com peixe crocante

A batata doce é uma grande aliada do emagrecimento, pois possui baixo índice glicêmico. É também um carboidrato complexo, importante fonte de energia e ainda supera diferentes tubérculos em vários nutrientes como retinol, vitamina B1, vitamina C e cálcio.

Comparada a outras opções de carboidratos, como a mandioquinha e a batata inglesa, a batata doce possui mais fibras, potássio, fosforo e proteína, que auxiliam no controle do colesterol e da diabetes.

Além dos benefícios à nossa saúde, a batata doce é uma delicia! Pode ser preparada de diversas formas, frita, assada, cozida, no escondidinho, no purê e em outras formas, inclusive em diferentes doces.

Hoje sugerimos que o purê de batata doce acompanhe um crocante e leve filé de peixe assado. Sabores que se completam e um ótimo contraste de textura, realmente uma combinação saborosíssima! Vamos a receita:

Ingredientes

Para o peixe crocante:
– 800g de filé de peixe branco(Tilápia, Pescada, Linguado, Abadejo, Badejo, Merluza Austral, ou outro da sua preferência)
– Sal e pimenta do reino a gosto
– Suco de meio limão
– 1 xícara(chá) de torrada já moída(aquelas industriais serve) ou de pão amanhecido moído(quase uma farinha de pão)
– 1/2 colher(café) de sal
– 4 colheres de sopa de azeite
– 1/3 xícara(chá) de cheiro verde
– 1 colher(sopa) de alho granulado
– rapas da casca de um limão(siciliano ou taiti, a gosto)

Para o purê de batata doce:
– 3  unidades médias de batata doce
– 1 xícara(chá) da água do cozimento da batata doce
– 2 colheres(sopa) de manteira gelada
– 1/2 colher(chá) de sal

 

Modo de preparo

Peixe crocante:
1- Tempere os filés de peixe com o sal, pimenta do reino, o suco de limão e deixe marinando por pelo menos 2 horas.
2- Em um recipiente a parte, misture os outros ingredientes secos, por fim acrescente o azeite e misture bem até formar uma farofa.
3- Em uma assadeira com papel alumínio na base, espalhe azeite e coloque o peixe nela, sobre o peixe coloque a mistura feita e pressione um pouco para aderir.
4- Leve ao forno pré aquecido a 180º por uns 10 minutos, ou até a casquinha estivar dourada e o peixe cozido.

Purê de batata doce:
1- Lave, seque e descasque a batatas-doce. Corte em rodelas grossas e transfira para uma panela média. Cubra com água e tempere com ½ colher (chá) de sal.
2- Leve ao fogo alto e assim que ferver, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até ficarem macias – para verificar, espete com um garfo.
3- Desligue o fogo e reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. Escorra a batata doce por uma peneira.
4- Volte a batata doce, ainda quente, para a mesma panela e bata com um mixer até ficar bem liso. Acrescente, aos poucos, a água do cozimento para dar o ponto. Se preferir um purê mais rústico, passe a batata doce por um espremedor.
5- Junte a manteiga e mexa bem com uma espátula até derreter e o purê ficar cremoso. Prove e se necessário, tempere com mais sal. Sirva a seguir

Na hora de servir experimente harmonizar esse peixe crocante com purê de batata doce a um delicioso vinho branco. Bom apetite!

Lapesca, cada dia melhor.
www.lapesca.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *