5 Peixes Bizarros #1

134Peixe-Gota

Talvez seja injusto julgar a beleza de um peixe fora d’água, mas o peixe-gota (“blobfish”, em inglês) parece mais uma pelota de gosma do que uma criatura vivente. Mesmo assim, recentemente ele foi eleito o animal mais feito do planeta. Os peixes-gota vivem no fundo do oceano, onde as pressões são extremamente elevadas, e sua a aparência gelatinosa é uma adaptação brilhante. Sua carne pegajosa lhe permite permanecer flutuante em profundidades onde bexigas gasosas não podem funcionar.

 

216-600x450Peixe-Escorpião

Há toda uma família de peixes-escorpião. E esta parentada toda não recebeu esse nome por acaso: eles estão entre os peixes com o veneno mais perigoso do mundo, incluindo várias espécies que são classificadas como as mais venenosas.

A foto mostra o Pteroidichthys amboinensis, que adora enganar os desavisados com seus dons de camuflagem. Ele é um predador que se mescla ao ambiente, espera pela presa e então a inala para dentro de sua boca enorme. Para os humanos, porém, o perigo mora nas costas, cabeça e ao redor dos olhos desse peixe colorido. São nessas áreas que se concentram os ferrões venenosos, que são ativados ao sinal de ameaça. Uma dose grande demais da substância pode ser letal, além de bem dolorida.

 

Mission Atlantic marine life - WWELobo Marinho

Você pode esperar que o lobo-marinho seja semelhante a alguma fera, especialmente levando em consideração que ele pode atingir mais de 2 metros de comprimento, contudo, na verdade, o esquisitão é bem manso. O lobo-marinho se esconde em cantos e cavernas ao longo do fundo do oceano, se alimentando de invertebrados de carapaça dura, como moluscos. Julgando a partir desta foto, uma consulta ao dentista não faria mal a ele.

 

814Macropinna microstoma

Comparado com outros peixes de águas profundas, o Macropinna microstoma é bastante normal. Ele possui muitas das características clássicas: escamas, nadadeiras peitorais e caudal, cabeça transparente, narinas… Espera, o quê?!

Isso mesmo. Este incrível peixe de profundidade abriga sua cabeça em um escudo transparente cheio de fluido. As manchas escuras que você vê acima da boca do peixe são cápsulas que abrigam órgãos olfativos do peixe, bem como nossas narinas. Os olhos reais, que são marcados por lentes esféricas verdes, são tremendamente sensíveis à luz, e protegidos por um fluído dentro do escudo.

Esses olhos virados para cima permitem ao Macropinna microstoma captar sombras tênues acima de si. Mas como, então, ele é capaz de ver a presa na frente de sua boca? Rotação. Quando ele muda de uma posição horizontal para a vertical, os olhos giram dentro do escudo e permanecem fixos no alvo, permitindo-lhe capturar pequenas presas ou evitar a captura.

 

Species in MIllionsPeixe-Psicodélico

Este impressionante peixe colorido é uma descoberta recente no mundo da ciência. Apesar de ter sido visto há 20 anos, o peixe-psicodélico (Histiophryne psychedelica) não tinha sido catalogado até 2009. Hoje ele é reconhecido como um membro da família de peixes-sapos. Além das cores vibrantes e da aparência espalhafatosa, também chama a atenção o fato dele ter olhos frontais, e não um em cada lado do rosto, como normalmente têm os peixes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *