Bacalhau demolhado (dessalgado)

O bacalhau demolhado (dessalgado) nada mais é do que o bacalhau sem o sal excessivo. Esse processo é feito para que a textura e o sabor do peixe sejam devolvidos e para que possam ser apreciados com qualidade  quando o peixe for servido.

A secagem e a salga do bacalhau além de conservar, também intensificam o peixe deixando-o com o sabor mais intenso e desidratado, além de formar uma textura que torna impossível o preparo sem que antes o bacalhau seja demolhado.

Como fazer um bacalhau demolhado (dessalgado)

Para remover todo o sal não é preciso fervê-lo, até porque esse procedimento retira e altera todo o sabor do peixe. O correto é apenas lavá-lo em água fria e corrente por duas vezes e depois mergulhá-lo em um recipiente com água por 24 horas, trocando-a cada seis horas, pois ao mesmo tempo em que o sal é retirado o peixe está sendo reidratado para que não se perca seus nutrientes.

Um bom truque para fazer o bacalhau demolhado (dessalgado) é colocar as postas sempre para cima, pois a pele do bacalhau funciona como uma espécie de barreira, por isso se for colocada para baixo o sal ficará acumulado no interior da pele, tornando o processo incompleto e podendo alterar o sabor de seu prato.

Após esse processo o bacalhau já está pronto para receber os preparos, podendo ser cozinhado, frito, ao molho, ou preparado também em quitutes como: bolinho de bacalhau, pastel de bacalhau e etc.

Cuidados necessários para adquirir o bacalhau demolhado (dessalgado)

A aparência do peixe conta bastante na hora de comprar, é importante que o bacalhau não contenha manchas vermelhas ou presença de uma espécie de pó cinzento. Isso significa que houve problemas no ato de conservação e que o peixe não está em bom estado.

Para ver se o peixe está em boa conservação na compra de uma peça inteira, segure-o pelo corpo e deixe a calda cair, se ela ficar firme é sinal de que sua conservação está em ordem.

Por isso procure sempre empresas que prezam pela qualidade do produto e a sua confiança, como a Lapesca, uma empresa completa em frutos do mar e peixes no geral, que oferece um padrão elevado de qualidade. Além de trabalhar com o legítimo bacalhau demolhado (dessalgado)a Lapesca também oferece salmão premium,  pescada branca, robalo, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *