Como preparar filé de peixe congelado

filé de peixe congeladoOs peixes são sempre uma ótima opção de alimento para qualquer ocasião, pois são práticos de serem feitos, possuem muitas opções de preparo e são muito saborosos. Por isso, estão cada vez mais presentes em nossas refeições.

Apesar de ser muito simples de se preparar, muitas pessoas possuem dúvidas em como preparar filé de peixe congelado sem que o peixe perca a qualidade. Se você também possui essa dúvida então confira algumas dicas que preparamos.

Receba receitas e promoções exclusivas:

Como descongelar um filé de peixe congelado

Após adquirir um peixe congelado da Lapesca existem algumas formas de realizar o seu descongelamento, mas sempre devemos procurar fazer de forma a garantir a qualidade do produto.

A forma mais rápida para descongelar um filé de peixe congelado é usando água em temperatura ambiente, coloque o peixe imerso na água e a troque umas 3 ou 4 vezes, em 1h/1:30 já estará descongelado. Acompanhe esse processo e garanta que o filé de peixe após descongelado não fique “quente”, ao fim do descongelamento o filé de peixe deve se manter gelado.
IMPORTANTE: nunca deixe o peixe em contato direto com a água durante o processo, mantenha sempre ele protegido por uma embalagem que não permita o contato direto, assim você mantem as características originais do seu filé de peixe. Os produtos da Lapesca já são embalados individualmente a vácuo, o que garante essa proteção completa ao pescado.

Outra forma utilizada é deixar o peixe descongelar em temperatura ambiente, esse processo irá levar em torno de 2h/4h, dependendo da grossura do filé de peixe. A preocupação com a temperatura final do produto também se aplica a esse método. Lembre-se de manter o peixe protegido durante esse processo, não o deixe ao “ar livre”, coloque-o em uma vasilha com tampa, ou e uma embalagem fechada enquanto descongela, assim evitamos que bactérias se acumulem no produto. Caso o peixe esteja embalado a vácuo como o da Lapesca, essa embalagem já é suficiente.

A melhor maneira de realizar o descongelamento é deixando ele descongelar lentamente na geladeira, porem também é a forma mais lenta, em torno de 12h, esse método garante que a troca de temperatura do filé de peixe congelado será feita lentamente, e que ao descongelar, o produto será conservado em temperatura adequada para o seu preparo.

Após descongelar o filé de peixe, ele deve ser bem escorrido, enxugado com toalhas de papel e deve ser preparado imediatamente para evitar que ele perca a qualidade.


DICA IMPORTANTE: nunca cozinhar peixes e frutos do mar ainda congelados, são carnes extremamente delicadas e que perderão textura, sabor e suculência  se preparados da forma incorreta. Seja paciente, aguarde o produto descongelar e ai sim prepare um prato delicioso!


Como preparar um filé de peixe congelado
Independente do tipo de peixe escolhido, após ele ser devidamente descongelado, ele já pode ser preparado da forma que você preferir, pode ser cozido, assado, grelhado entre diversas outras formas.

Agora que você já sabe como preparar filé de peixe congelado, não precisa se preocupar na hora de comprar um  peixe congelado, basta analisar se a empresa que oferece o produto é de qualidade e de confiança. A Lapesca oferece peixes, frutos do mar entre diversos outros produtos congelados de alta qualidade, afinal o importante é que você tenha produtos de confiança na sua mesa.

PS: as formas de descongelamento descritas podem ser utilizadas em todos os tipos de carnes, como bovina, frutos do mar e etc.

Receba receitas e promoções exclusivas:

Tags:

Comments: 16

  1. Denise 7 de dezembro de 2014 at 14:17 Reply

    Olá,
    me desculpe, mas o nome do post deveria ser: Como descongelar filé de peixe, pois em nenhum momento indica como preparar o peixe ainda congelado. Informa-nos somente como descongelar-lo antes de cozinhar..
    Obrigada

    • lapescagourmet 16 de dezembro de 2014 at 11:11 Reply

      Olá Denise, o post aborda a etapa de preparo antes do cozimento, então quais seriam os cuidados com o peixe descongelado antes da receita, no caso como o peixe é congelado ele precisa ser descongelado antes de qualquer tipo de preparo, por isso abordamos esse tema, não é correto prepara-lo congelado, é essencial o descongelamento sendo uma das etapas do preparo. Obrigada pelo comentário e confira uma de nossas receitas, temos várias opções com diferentes espécies de peixes.

  2. Helena 28 de maio de 2016 at 9:30 Reply

    E quais as sugestões de fazer um filé de peixe congelado? ?

  3. Jean Tonquelski 3 de julho de 2016 at 11:57 Reply

    Olá,

    me desculpe, mas o nome do post deveria ser: Como descongelar filé de peixe

    … se for me enviar a mesma resposta, complete o artigo.

    em relação a Como descongelar filé de peixe… Otimas dicas obrigado

  4. Diva Maria Sigrist 28 de outubro de 2016 at 20:29 Reply

    Gostaria de receber receitas para peixe congelado. Obrigada

  5. carlos 12 de janeiro de 2017 at 17:02 Reply

    Parece que todos concordamos com a Denise. O título do post deveria ser “Como descongelar filé de peixe congelado” e não como PREPARAR filé de peixe congelado.

    Ái jesuiz…..

  6. Juliana 15 de janeiro de 2017 at 19:27 Reply

    A matéria é bem óbvia – NÃO SE DEVE PREPARAR O PEIXE ENQUANTO AINDA ESTIVER CONGELADO!

    “DICA IMPORTANTE: nunca cozinhar peixes e frutos do mar ainda congelados, são carnes extremamente delicadas e que perderão textura, sabor e suculência se preparados da forma incorreta. Seja paciente, aguarde o produto descongelar e ai sim prepare um prato delicioso!”

    Eu em?! O povo não lê a matéria inteira e fica querendo milagre!

  7. Ilza 11 de março de 2017 at 23:31 Reply

    Foi muito importante aprender a descongelar o peixe, sem perder a qualidade.

  8. Alesandra 14 de março de 2017 at 17:52 Reply

    O nome do post está realmente errado. Entrei aqui procurando receitas!!

  9. Aleh 26 de março de 2017 at 11:21 Reply

    Realmente titulo está errado, entrei por causa do titulo. Lê e ainda fiquei procurando a receita do peixe…

  10. Kelly 9 de maio de 2017 at 20:15 Reply

    Tbm fiquri esperando uma receita de um milanesa ou alogo assim

  11. Gabriel 7 de junho de 2017 at 21:58 Reply

    Assei, hoje, dois filés de merluza sem descongelar, temperei apenas com limão e sal e ficaram bons. Qual o problema?

  12. Fiquei satisfeita sobre como descongelar o peixe, conservando os nutrientes.
    Amei, era tudo o que precisava para receber amigos/as com um prato a base de peixe.
    Grata.

  13. Fabiano Villa de Oliveira 22 de agosto de 2017 at 13:42 Reply

    Na verdade, entrei para saber realmente como devo proceder para descongelar o filé de peixe congelado, ou seja, a maneira correta de descongelar, e a resposta foi muito satisfatória, até porque, se quisesse saber receitas, entraria num site de receitas!!!
    Muito obrigado pela informação…

  14. Albano 6 de setembro de 2017 at 23:47 Reply

    Excelente, aprendi como descongelar o “danadinho” sem desintegrá-lo. Quanto ao tempero, é só usar o tradicional, é uma delícia.

  15. Valtet 3 de outubro de 2017 at 9:47 Reply

    sou comerciante e gostaria de incluir porções de peixe frito em meu cardápio, o problema é que não encontro peixe fresco, somente congelado. minhs dúvida é a seguinte: como o tempo de descongelamento do peixe é demorado, não posso aguardar todo o processo de descongelamento para preparar a porção, e como não sei o tempo que o cliente irá pedir uma porção, fica meio complicado, pois se descongelo e ninguém pedir no dia, não poderei congelar novamente. o que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *