Curiosidade sobre os peixes

71823_Papel-de-Parede-Cardume_1280x1024A palavra peixe é usada para designar um grande número de animais aquático. A maior parte dos animais marinhos que muitas vezes são chamados de “peixe“, incluindo as medusas, os moluscos (como o polvo), crustáceos e mesmo mamíferos como baleias e os golfinhos, não são peixe.

Os peixes dormem? Mais ou menos. Eles alternam períodos de vigília e repouso. Mas fazem xixi? Sim. Bebe água? Sim, inclusive os de água salgada.

Os peixes não piscam nem fecham os olhos para dormir pois não possuem pálpebras.

O maior peixe de água doce é o Pirarucu. Um exemplar pode chegar a dois metros e pode pesar por volta de 200 kg.

O peixe mais rápido do mundo é o agulhão-vela. Ele alcança a incrível velocidade de 115 km/h.

O Atum é capaz de nadar 170 km por dia.

Os tubarões são míopes. Em compensação tem um olfato super-desenvolvido e um sistema chamado “linha-lateral” que permite captar alterações na pressão da água.

O atum é um dos peixes mais ameaçados do mundo. A pesca intensa (pelo sushi japonês) está tornando os cardumes cada vez menores.

Uma Enguia é capaz de dar choque maior do que de uma tomada doméstica. Sua descarga chega a 125 volts.

O Tralho é um peixe que possui olhos divididos no meio. Metade dele fica dentro e a outra metade fica fora d’água.

Alguns peixes são tão venenosos quanto cobras, caso do peixe-homicida (o nome já diz tudo). Outros peixes venenosos são: peixe-escorpião, baiacu e algumas espécies de raias.

10% das espécies de peixe trocam sexo uma vez na vida. Os peixes “transsexuais” são divididos em 2 grupos: o protândrico e o protogínico. Os protândrico são os que tem na juventude glândulas capazes de produzir óvulos e espermatozoides. Os protogínicos possuem ovário, que com o tempo, se transformam em testículos.

Existe alguma diferença entre cação e tubarão? Não, não existe praticamente nenhum diferença. Cação é somente o “nome comercial” do tubarão.

Os filhotes de tubarão-tigre brigam entre si dentro da barriga da mãe, até restar 1.

Tubarões e outras espécies de água salgada já foram vistos no Rio Amazonas – alguns 400 km rio acima.

Existem várias espécies de bacalhau, entre elas o ling, o zarbo e o saithe e o bacalhau do porto. Conhecido cientificamente como Gadus Morhua, o Bacalhau do Porto é o mais saboroso e também o mais caro. O interessante é que ele é pescado na Noruega e só leva essa nome por que é “desde sempre” comercializado na cidade portuguesa do Porto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *