Peixes contêm flúor para combater a cárie

 Segredos-para-dentes-mais-brancos-2

As descobertas sobre os benefícios que o consumo de peixes trazem para a saúde são cada vez maiores e mais surpreendentes, dessa vez é sobre o flúor que é encontrado neles.

O flúor é um aliado no combate à cárie. Ocorre que muitos mitos circulam de boca em boca sobre o uso da substância. Para esclarecer os pontos principais, a cirurgiã-dentista, Thais Paragis Sanchez, do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, fala sobre o assunto.

 Na boca, ocorre um processo chamado ‘des-re’ (desmineralização-remineralização) do dente. A desmineralização é a perda de minerais, que normalmente acontece quando a pessoa ingere alimentos açucarados e não escova os dentes. Já na remineralização, o flúor da saliva liga-se ao esmalte do dente e ocupa os micro espaços do esmalte, como uma espécie de ‘tampa’.

Adultos e crianças precisam de flúor para que esse efeito preventivo funcione. Mas não é apenas o dentista que tem a substância disponível para combater a cárie. O flúor também é encontrado em alguns alimentos, como os peixes. O dentista entra em cena para aplicar a substância apenas quando há alto índice de cáries.

Lapesca
cada dia melhor

Receba receitas e promoções exclusivas:

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *