Tubarões que voltam ao local de nascimento para darem a luz

tubarao

Estudo realizado pelo Field Museum, um museu de história natural de Chicago, nos Estados Unidos, descobriu que fêmeas de tubarões-limão retornam à sua “terra natal” para dar à luz, assim como fazem as fêmeas de salmão e das tartarugas-marinhas.

Os resultados foram divulgados na última semana pela instituição, após estudo científico que durou quase 20 anos.

A pesquisa começou em 1995 e envolveu a captura, marcação, liberação e acompanhamento de mais de 2 mil exemplares desta espécie. As análises foram feitas na região de Bimini, nas Bahamas.

Kevin Feldheim, do Field Museum, afirma que durante a pesquisa, foi constatado que tubarões nascidos ou capturados em meados dos anos 1990 deixam a segurança da ilha quando alcançam idade entre 5 e 8 anos. Ele explica ainda que apesar de eles irem para outras ilhas em suas viagens, as fêmeas desses tubarões “lembram” onde nasceram e são capazes de encontrar a região novamente quando estão grávidas e prontas para conceber os filhotes.

A prova de que os tubarões utilizam as mesmas áreas onde nasceram reforça a necessidade de se preservar o habitat desses animais. O tubarão-limão pode ser encontrado principalmente em áreas mais quentes da América do Norte e América do Sul, no Oceano Atlântico.

Lapesca
cada dia melhor

Receba receitas e promoções exclusivas:

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *