Você sabia que…

ccb5517012a14346d1f6b6d18a0fe03f

Os peixes são usados na alimentação humana há pelo menos 380 mil anos, segundo registros arqueológicos de fósseis encontrados nas cavernas onde viviam nossos ancestrais pré-históricos. Provavelmente o atum estava presente entre essa fonte de proteína ancestral.

Espécie migrante, o atum pode ser encontrado nas diversas águas do mundo. Os maiores consumidores de atum fresco sempre foram os Japoneses, a maior parte do atum pescado no mundo é destinado ao Japão. Neste país, os melhores exemplares do peixe podem chegar à preços estratosféricos. O raro atum-azul, por exemplo, pode custar 40 mil dólares nos leilões do mercado de peixes de Tóquio.

O Atum também é rico em ferro, essencial para o transporte de oxigênio e formação de glóbulos vermelhos no sangue, prevenindo anemias. Além de ser fonte de proteínas, magnésio, fósforo, sódio, selênio, vitaminas B6 e B12, niacina e o ômega 3 que é essencial para a saúde com muitos benefícios como já comentados anteriormente aqui na LAPESCA.

Para os Japoneses, “kata” designa o atum perfeito. Ele deve ter um conjunto de características que incluem a cor, a textura da carne, o teor de gordura, a silhueta, etc., reunidas de forma harmoniosa em um único exemplar de peixe. Um atum com um “kata” ideal pode valer milhares de dólares.

Lapesca
cada dia melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *